quarta-feira, 30 de julho de 2014

1° Seminário de Segurança Operacional / Vertical Helicópteros

Nos dias 29 e 30 de Julho de 2014, eu tive a oportunidade de assistir ao "1° Seminário de Segurança Operacional", realizado pela VERTICAL HELICÓPTEROS, uma excelente Escola de Aviação Civil especializada em Asas Rotativas, situada no Aeroporto Estadual de Jundiaí-SP.

Foram dois dias de seminário, das 08:30 às 18:00, com intenso conteúdo de segurança  operacional em helicópteros. Informando e refletindo sobre as singularidades técnicas em helicópteros como o Agusta AW-109, Bell 407 e 206 Jet Ranger, Sikorsky S-76 e, em especial, o Robinson R22 e R44; além de gráficos de performance; peso e balanceamento; safety notes de fabricantes; como evitar incidentes e acidentes específicos; intempéries meteorológicas; aproximação e abandono de circuito de tráfego aéreo em aeródromos, helipontos e áreas despovoadas; manobras; responsabilidades no comando de uma aeronave e no suporte prestado aos passageiros, etc. 

Enfim, um verdadeiro tesouro para todo piloto que pretende ficar atualizado e ciente de suas responsabilidades no quesito segurança.


Parabéns a Vertical Helicópteros!



terça-feira, 29 de julho de 2014

O CENIPA e os seus Relatórios Finais



Destino aos profissionais da aviação, em especial aos pilotos, uma informação muito importante e de grande valia. O CENIPA permite a leitura dos Relatórios Finais sobre os acidentes e incidentes graves envolvendo aeronaves. Para adquiri-los é só acessar o site do CENIPA e decidir entre uma das matrículas das aeronaves abaixo ou digitar uma matrícula específica, modelo, localidade e etc.



Após clicar na matrícula de uma aeronave, irá aparecer um breve resumo, então para acessar o conteúdo completo do relatório, clique em: [Relatório Final].



É bom aprender com as experiências dos outros para não repetirmos o erro e nisso cumprir as Recomendações de Segurança de Voo. E se existe um grande trabalho despendido pelas autoridades competentes nessas investigações é porque se faz necessário conhecer essas informações e, nisso, enriquecer a nossa aviação com recomendações de segurança valiosas, que podem salvar a sua vida e a de terceiros.

Não vire estatística. É melhor prevenir que remediar!

Cmte.Resende

ICA 100-4

O DECEA aprova a reedição da ICA 100-4, que instrui sobre as “Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros”.



> Download (clique aqui)

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aero Glass - O Que o Futuro Reserva para a Navegação Aérea.

Em um futuro não muito distante, os profissionais da aviação contarão com mais uma grande tecnologia a seu favor, o Aero Glass.


Imagina voar no complexo Espaço Aéreo de São Paulo visualizando os limites das Terminais e CTRs; os espaço aéreos condicionados; os aeródromos com suas altitudes, frequências e respectivas cabeceiras, além da DV/VV atuante no momento; as Rotas e corredores com seus pontos de notificação, altitudes e rumos; as aeronaves com os transponders ligados destacando suas matrículas e altitudes na sua frente e etc? Com certeza agregaria muito mais eficiência, organização e segurança para os pilotos, controladores de tráfego aéreo e passageiros.


O Aero Glass oferece uma solução única abordando a necessidade dos pilotos em visualizar corretamente o terreno, a navegação, o tráfego (ADS-B), instrumentos, tempo, espaço aéreo e informações com acesso a procedimentos e protocolos de segurança essenciais, sem a necessidade de instrumentos de inspeção, telefone ou iPad.

Usando Epson Moverio, Google Glass e outros displays "head-mounted", o Aero Glass é o primeiro a trazer a Realidade Aumentada para pilotos proporcionando uma visão 3D sem precedentes, uma experiência de 360° na cabine, independentemente da visibilidade.

Com tantas possibilidades a serem desvendadas por essa tecnologia, confesso estar bastante ansioso para testá-la.



Aero Glass seja bem vindo!


> Assista ao Vídeo Demonstrativo (clique aqui)

> Site do Fabricantehttp://glass.aero