quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FINAME contempla Esquilo para Segurança Pública

O helicóptero Esquilo produzido pela fabricante Helibras em sua fábrica em Itajubá/MG, é um dos modelos mais utilizados entre os monoturbinas para atividades de segurança. Por ser produzido no Brasil, o modelo conta com o benefício do financiamento diferenciado do FINAME, do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), que oferece menor taxa de juros e maior prazo de pagamento, em até 120 vezes. Esse é um incentivo do governo aos produtos que apresentam elevado nível de valor agregado nacional em sua fabricação. 

Na nova versão, o AS350 B3e é equipado com uma potente turbina Turbomeca Arriel 2D, controlada eletronicamente. Com capacidade de carga no gancho de 1.400 kg e uma série de equipamentos que aliviam a carga de trabalho do piloto, é o helicóptero leve ideal para transportar cargas pesadas. 

O sucesso desse helicóptero deve-se à sua agilidade e habilidade para multimissões e a seu pequeno porte, que possibilita pousos e decolagens em áreas restritas, como em grandes centros urbanos.

> Foto: Anthony Pecchi 
> Fonte: Repost de uma matéria publicada no site da Revista Flap

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Helibras destaca tendência de uso de Helicópteros Biturbina na Segurança Pública durante Interseg 2014

(O conteúdo abaixo é um repost de uma matéria publicada no site da Helibras).

Modelos como o EC-145 já estão sendo utilizados para serviços de segurança e atendimento médico em diversos estados brasileiros.

Crédito da imagem: CIOPAER - CE. 08.09.2014

O mercado de segurança pública vem apresentando uma nova demanda de helicópteros com o passar dos anos. Especialmente para as corporações que já possuem aeronaves, mas querem renovar a frota ou elevar a potência de seus serviços aéreos, tem sido crescente a procura por helicópteros biturbina multimissão para atividades de segurança, polícia e transporte aeromédico no Brasil.

Essa tendência observada pela Helibras fez com que o modelo EC-145 ganhasse destaque em diversos estados do país. As vantagens da aeronave e sua alta capacidade serão um dos atrativos da Helibras durante a participação na Interseg 2014 – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, que será realizada entre 9 e 11 de setembro, em Florianópolis (SC).

Por oferecer amplas portas corrediças e entradas traseiras tipo concha, o acesso à cabine é bastante ágil e facilita o transporte de pacientes em macas e de equipamentos médicos ou policiais. Além disso, maior potência do motor, alcance e autonomia de voo oferecem mais segurança e precisão para as operações de risco. “O uso de helicópteros leves de duas turbinas nesse tipo de missão é um caminho sem volta que já havíamos observado em outros países do mundo, e que só tende a crescer no Brasil”, disse François Arnaud, Vice-Presidente Comercial e Marketing da Helibras.

O EC-145 da frota de Segurança Pública do Estado da Bahia, por exemplo, passou por customização e inclusão de equipamentos e acessórios na fábrica da Helibras para tornar-se uma aeronave capaz de realizar também atendimentos médicos. Entregue ao estado em 2012, o helicóptero desempenha diversas missões de segurança, com capacidade de voar por instrumentos de dia e de noite e possibilidade de transportar tropas com dois pilotos e nove policiais equipados.

O modelo apresenta alcance de mais de 650 km e dimensões que possibilitam manobrabilidade em espaços restritos, como em determinadas áreas de grandes centros urbanos, estradas e clareiras em mata fechada. A velocidade máxima de 145 knots e os mais modernos sistemas de navegação também são importantes aliados em missões de segurança.

O EC-145 é um biturbina utilizado em todos os segmentos do mercado – civil, governamental e offshore – em diversos países. No Brasil, iniciou suas operações policiais na configuração multimissão no estado do Maranhão, em 2011.

“É uma aeronave altamente versátil e atende a muitos requisitos que podem servir, futuramente, até os segmentos mais complexos, como o militar”, comentou Arnaud, referindo-se à versão EC-645, utilizada pelo Exército dos EUA.

O modelo já opera em segurança pública e atendimento médico na Bahia, Maranhão e Ceará. Recentemente, em Minas Gerais, o EC-145 configurado exclusivamente para o transporte aeromédico foi adquirido pela Secretaria de Saúde e será operado por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o que possibilitou a utilização do primeiro biturbina dedicado a operações médicas com suporte avançado de vida no estado.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cartas Aeronáuticas no Google Earth - AIC 23/13 (SP)

Em 2013, eu descobri o site Piloto Policial e lá encontrei uma página com um belo trabalho realizado pelo 1°Ten PM Alexandre Oliveira de Paula, o “Informações Aeronáuticas”, onde ele usou o Google Earth para traçar os limites das TMA/CTR de São Paulo e a REH 3 com os pontos de notificação. Mas como a versão do seu trabalho era focada na AIC N05/10 e o DECEA atualizou esta Circular de Informação Aeronáutica, eu me inspirei no trabalho dele e tomei a iniciativa de refazer e atualizar tudo conforme a nova AIC N23/13, com a inclusão da REA 1; de todas as TMA e CTR de São Paulo, com algumas VACs atualizadas; helipontos e aeródromos aos arredores da TMA, a carta WAC 3262, os Espaços Aéreos Condicionados e etc. 

Hoje este novo trabalho chama-se “Cartas Aeronáuticas”, onde tive o privilégio de contar com algumas sugestões do Alexandre Oliveira de Paula e o apoio da Vertical Helicópteros. Somente as linhas das FIRs, que antes eram as únicas plotadas visualmente por mim, agora foram fornecidas gentilmente, com as devidas coordenadas, por Antonio Nallin.



A minha primeira versão também foi publicada no site Piloto Policial e hoje encontra-se na versão 1.3 com grandes melhorias, sempre disponível para Download, com a versão mais atualizada, na barra direita em meu Blog ou na seção de download do meu Site. Recentemente finalizei uma versão para o Espaço Aéreo VFR de Minas Gerais e já encontra-se disponível para download.




Logo todas as versões do arquivo “Cartas Aeronáuticas” é um arquivo que desenvolvi especificamente para a plataforma do Google Earth, contendo informações do Espaço Aéreo VFR das TMAs de São Paulo e de outros Estados, que produzirei gratuitamente conforme minha disponibilidade. Dentro do arquivo compactado terá outros arquivos úteis orientando a instalação e uso do mesmo, e outros documentos orientando sobre a AIC e frequências em cada setor da TMA/CTR (somente para o Espaço Aéreo de São Paulo).

O objetivo do arquivo é facilitar a visualização de todas as informações constantes nas cartas presentes e transferir a “visão desenhada”, comumente encontrada nas cartas aeronáuticas, para a “visão satélite” conforme estamos habituados em voos VFR no dia-a-dia. Lembrando que em hipótese alguma o arquivo exime a responsabilidade do comandante em consultar o ROTAER, NOTAM, AIP-BRASIL, AICs, as Cartas VAC, ADC e etc, pois estes  últimos são documentos oficiais produzidos pelas Autoridades Aeronáutica Nacional e são necessários para um bom planejamento de voo.

O meu intuito particular é prestar uma pequena contribuição a todos os pilotos de helicópteros que voam no complexo espaço aéreo de São Paulo, assim como em outros Estados, para auxiliar num bom planejamento de voo, conhecimento de referências visuais, limites do espaço aéreo e dessa forma voarmos com mais segurança e o profissionalismo que a Aviação Brasileira merece! 

Gostaria de convidar, a todos interessados, em colaborar com sugestões ou críticas, para juntos usufruirmos desta ferramenta e disseminarmos conhecimento de qualidade.

Bom voo.

Cmte.Resende

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Boletins de Segurança e Operacional em Aeronaves

Quer melhorar o seu conhecimento em Segurança Operacional de Voo e em diversos outros assuntos pertinentes à Aviação? Além de participar dos seminários e palestras do gênero, você também pode se atualizar acessando alguns sites, conforme mostrarei abaixo.

É possível encontrar, gratuitamente, diversos materiais oficiais pertinentes à segurança da Aviação, não somente nas publicações dos fabricantes das aeronaves, mas também aqueles desenvolvidos pelas Autoridades Aeronáuticas Nacionais, como o CENIPA e os produzidos pela:

EASA - European Aviation Safety Agency
EHEST - European Helicopter Safety Team
FAA - Federal Aviation Administration
FAAST - FAA Safety Team
IHST - International Helicopter Safety Team
SKYbrary

No site da EASA é possível encontrar um grande arsenal de Boletins de Segurança desenvolvidos pelos fabricantes de aeronaves, motores, aviônicos e outros equipamentos, além de restrições em importantes espaços aéreos e etc. Então para o comandante que possui mais de uma habilitação de tipo ou esteja interessado em acompanhar suas atualizações, o site se torna um facilitador para encontrar tudo em um único lugar.  



No site da EHEST além de ter acesso a conteúdos digitais em formato “PDF”, com técnicas de pilotagens, treinamento, tecnologia de navegação e etc...


...também é possível assistir a vídeos com excelente conteúdo de segurança, a exemplo deste abaixo:

Degradação Visual do Ambiente e Perda de Controle


A Helibrasfabricante brasileira de helicópteros da Airbus Helicopters - também disponibiliza ótimos boletins elaborados por sua equipe e alguns traduzidos da EHEST. Só é necessário fazer um cadastro no Clube do Piloto para ter acesso aos conteúdos diretamente no menu “Segurança de Voo”.



No site da FAA é possível fazer o download de Manuais e Livros Digitais para estudo com conteúdos atualizados e de primeira classe! 



E no FAAST você pode encontrar um grande conteúdo de publicações separadas por categorias.


O site do IHST disponibiliza ótimos Boletins de Segurança, especificamente para a Asa Rotativa e também separados por categorias. Como de praxe o conteúdo é em inglês, então pra quem sentir dificuldades vale o esforço de traduzi-los, bom que já vai se adaptando ao idioma e aprendendo um conteúdo importante e prazeroso de ler, relativo à nossa profissão.




E, finalizando, o site do SKYbrary. Realmente uma espécie de “Biblioteca dos Céus”. Aqui o conteúdo é bem extenso e interessante, em sua maioria disponível para acesso online, e alguns em formato “PDF”. É como se fosse um “wikipedia” da aviação, pois em alguns campos há a possibilidade do usuário auxiliar nos conteúdos.



Bom, como em qualquer profissão, um piloto que não se preocupa em manter-se atualizado e procurando se especializar cada vez mais, além das bancas da ANAC, certamente vai ficar para trás e correndo o risco de ficar com os “pés no chão”. Nessa profissão quem decola não é a aeronave e sim o comandante, pois as nossas asas são o nosso conhecimento e é ele quem nos sustenta nos ares. 

Um abraço e bons voos.

Cmte.Resende