Este post dedico às vidas perdidas nos acidentes fatais envolvendo o jogador Fernandão e o candidato à presidência, Eduardo Campos. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e conhecidos das vítimas compondo a tripulação e os passageiros.
Fernandão e Eduardo Campos
Em meu post anterior eu explanei a respeito dos relatórios finais e neste venho expor o trabalho do CENIPA e de todos que colaboraram na investigação dos acidentes. A concordância ou não com os resultados das investigações, isso é subjetivo a cada um. O conteúdo em ambos relatórios sairam mais extensos que o de costume, talvez por envolverem figuras públicas, mas por outro lado, também traz muita informação e agregará muita aprendizagem ao universo de profissionais da aviação.
Para fazer o download dos relatórios, basta acessar o site do CENIPA e no campo de busca digitar as matrículas das aeronaves: PT-YJJ (Fernandão) e PR-AFA (Eduardo Campos) ou clique diretamente nelas, através deste post.
PT-YJJ e PR-AFA
Agora sim, depois de muita investigação envolvendo autoridades aeronáuticas, controladores de tráfego aéreo, operadores, fabricantes e etc, podemos ter acesso à conteúdo confiável, longe de especulações e informações imprecisas da mídia. Lembrando que não é o propósito do CENIPA ou por um Elo-SIPAER atribuir culpa ou responsabilidade civil, penal ou administrativa aos envolvidos. Em consonância com a Lei nº 7.565/1986, as recomendações são emitidas unicamente em proveito da segurança operacional da atividade aérea, devendo ser tratadas conforme estabelecido na NSCA 3-13 “Protocolos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil conduzidas pelo Estado Brasileiro".
Atualmente existem milhares de Relatórios Finais no site do CENIPA. Que nenhuma vida perdida em um acidente aeronáutico seja em vão! Pois não existe segurança de voo sem informação.
Cmte.Resende