sábado, 18 de julho de 2015

Helideck Compensador de Movimento

Segundo definição da ANAC, helideck é um heliponto situado em uma estrutura sobre a água, fixa ou flutuante e também chamado de heliponto offshore. Eles são muito úteis para as operações de pouso e decolagem de helicópteros onde não há espaço disponível para estas operações no solo.



Mas o que dizer a respeito de um helideck construído sobre uma superfície que está em constante movimentação, a exemplo do mar?


Conforme vimos no vídeo acima, a perícia do piloto é inquestionável e poucos dominam tamanha destreza, porém um pouso de tamanho risco só será exigido em algumas missões militares. Mas tratando-se das operações na aviação civil e quando as condições climáticas, no ambiente offshore, não propiciam uma operação segura geralmente elas são suspensas até que possam ser operadas de forma segura e assim, os riscos com acidentes possam ser reduzidos consideravelmente. E como tempo é sinônimo de dinheiro, em 2014, duas empresas holandesas usaram o evento OTC, em Houston, para desvendar uma solução que aumente as opções para pousos de helicópteros offshore em condições climáticas severas.

A Bayards Aluminium de Nieuw-Lekkerland fez uma parceria com a Barge Master da Capelle IJssel para projetar o primeiro Heliponto de alumínio Compensador de Movimento.

 

O novo Helideck Compensador de Movimento (MCH) é conduzido por três atuadores compensando duas versões (elevação e balanços) e uma rotação (rolagem), da embarcação em que esteja instalado.

Isso garante que a plataforma permaneça em uma posição estável e fixa, onde a influência do mar não induza nos movimentos da embarcação evitando assim que as oscilações sejam um fator limitante para as operações offshore.

O projeto deste helideck se adapta aos requisitos de um Agusta AW-101 com um peso máximo de decolagem de 14,6t e é mais do que o necessário para muitos clientes potenciais, segundo o gerente de marketing da Barge Master.


Existem outras soluções para Helidecks Offshore, conforme poderemos ver nos vídeos abaixo, mas o MCH, em minha opinião, se mostrou o mais versátil e inteligente.



E assim, nós pilotos podemos dedicar nosso profissionalismo, tendo como suporte a genialidade da engenharia moderna em solucionar problemas em nosso ambiente de trabalho.

Saudações aos nossos amigos e colegas engenheiros!

RMK: Este post foi produzido tendo como referência os sites: Marinelog e Offshorewind.

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