quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sobre DIVOP, FCA, Alerta de Voo e RF

A todos interessados em assuntos de Prevenção de Acidentes e Segurança Operacional, abaixo segue dicas importantes sobre os documentos oficiais elaborados pelos órgãos subordinados ao COMAER - Comando da Aeronáutica e pela ANAC. 

DIVOP - Divulgação Operacional - é uma ferramenta elaborada pelo SIPAER com a finalidade de divulgar assuntos relacionados à prevenção de acidentes/incidentes aeronáuticos, assim como as ocorrências de solo (quando não há a intenção de voo). O objetivo é conscientizar os profissionais da aviação civil visando sempre a Segurança Operacional das aeronaves.

Tanto a leitura como o download do DIVOP pode ser realizado acessando o site do CENIPA.


FCA - Folheto do Comando da Aeronáutica - especificamente o documento número 58-1também é elaborado pelo CENIPA e trata do “Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira”, onde anualmente é lançado um balanço estatístico, possibilitando assim, uma melhor compreensão e a tomada de medidas de prevenção nas áreas mais críticas onde ocorreram os acidentes. Aqui você pode conferir os últimos FCA 58-1, dos anos de 2014 e 2015.



ALERTA DE VOO, como diz o próprio site da ANAC: “é uma publicação com informações e recomendações de segurança para a Aviação Geral, produzida pela Gerência-Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP)”. Um breve documento, mas com uma grande variedade de assuntos a serem consultados no site.



RF - Relatório Final - elaborado pelo CENIPA é uma ferramenta perfeita para aprimorar o seu conhecimento em Segurança Operacional. Esta parte final eu já abordei em um post anterior, para ler a respeito clique aqui.

 

A prevenção de acidentes aeronáuticos é responsabilidade de todos e deve haver uma colaboração geral de todos os profissionais, desde: pilotos, mecânicos, controladores de tráfego aéreo, escolas de aviação, fabricantes, fornecedores de combustível, empresas/empresários comprometidos com a devida manutenção das aeronaves e etc. Com a leitura periódica dos documentos recomendados acima, podemos melhorar significativamente a segurança de voo e disseminar conhecimento visando, também, a sobrevivência da aviação como um meio de transporte seguro, rentável e viável para a humanidade.

Bons voos,

Cmte.Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário