segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Boletins de Segurança e Operacional em Aeronaves

Quer melhorar o seu conhecimento em Segurança Operacional de Voo e em diversos outros assuntos pertinentes à Aviação? Além de participar dos seminários e palestras do gênero, você também pode se atualizar acessando alguns sites, conforme mostrarei abaixo.

É possível encontrar, gratuitamente, diversos materiais oficiais pertinentes à segurança da Aviação, não somente nas publicações dos fabricantes das aeronaves, mas também aqueles desenvolvidos pelas Autoridades Aeronáuticas Nacionais, como o CENIPA e os produzidos pela:

EASA - European Aviation Safety Agency
EHEST - European Helicopter Safety Team
FAA - Federal Aviation Administration
FAAST - FAA Safety Team
IHST - International Helicopter Safety Team
SKYbrary

No site da EASA é possível encontrar um grande arsenal de Boletins de Segurança desenvolvidos pelos fabricantes de aeronaves, motores, aviônicos e outros equipamentos, além de restrições em importantes espaços aéreos e etc. Então para o comandante que possui mais de uma habilitação de tipo ou esteja interessado em acompanhar suas atualizações, o site se torna um facilitador para encontrar tudo em um único lugar.  



No site da EHEST além de ter acesso a conteúdos digitais em formato “PDF”, com técnicas de pilotagens, treinamento, tecnologia de navegação e etc...


...também é possível assistir a vídeos com excelente conteúdo de segurança, a exemplo deste abaixo:

Degradação Visual do Ambiente e Perda de Controle


A Helibrasfabricante brasileira de helicópteros da Airbus Helicopters - também disponibiliza ótimos boletins elaborados por sua equipe e alguns traduzidos da EHEST. Só é necessário fazer um cadastro no Clube do Piloto para ter acesso aos conteúdos diretamente no menu “Segurança de Voo”.



No site da FAA é possível fazer o download de Manuais e Livros Digitais para estudo com conteúdos atualizados e de primeira classe! 



E no FAAST você pode encontrar um grande conteúdo de publicações separadas por categorias.


O site do IHST disponibiliza ótimos Boletins de Segurança, especificamente para a Asa Rotativa e também separados por categorias. Como de praxe o conteúdo é em inglês, então pra quem sentir dificuldades vale o esforço de traduzi-los, bom que já vai se adaptando ao idioma e aprendendo um conteúdo importante e prazeroso de ler, relativo à nossa profissão.




E, finalizando, o site do SKYbrary. Realmente uma espécie de “Biblioteca dos Céus”. Aqui o conteúdo é bem extenso e interessante, em sua maioria disponível para acesso online, e alguns em formato “PDF”. É como se fosse um “wikipedia” da aviação, pois em alguns campos há a possibilidade do usuário auxiliar nos conteúdos.



Bom, como em qualquer profissão, um piloto que não se preocupa em manter-se atualizado e procurando se especializar cada vez mais, além das bancas da ANAC, certamente vai ficar para trás e correndo o risco de ficar com os “pés no chão”. Nessa profissão quem decola não é a aeronave e sim o comandante, pois as nossas asas são o nosso conhecimento e é ele quem nos sustenta nos ares. 

Um abraço e bons voos.

Cmte.Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário