terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cartas Aeronáuticas no Google Earth - AIC 23/13 (SP)

Em 2013, eu descobri o site Piloto Policial e lá encontrei uma página com um belo trabalho realizado pelo 1°Ten PM Alexandre Oliveira de Paula, o “Informações Aeronáuticas”, onde ele usou o Google Earth para traçar os limites das TMA/CTR de São Paulo e a REH 3 com os pontos de notificação. Mas como a versão do seu trabalho era focada na AIC N05/10 e o DECEA atualizou esta Circular de Informação Aeronáutica, eu me inspirei no trabalho dele e tomei a iniciativa de refazer e atualizar tudo conforme a nova AIC N23/13, com a inclusão da REA 1; de todas as TMA e CTR de São Paulo, com algumas VACs atualizadas; helipontos e aeródromos aos arredores da TMA, a carta WAC 3262, os Espaços Aéreos Condicionados e etc. 

Hoje este novo trabalho chama-se “Cartas Aeronáuticas”, onde tive o privilégio de contar com algumas sugestões do Alexandre Oliveira de Paula e o apoio da Vertical Helicópteros. Somente as linhas das FIRs, que antes eram as únicas plotadas visualmente por mim, agora foram fornecidas gentilmente, com as devidas coordenadas, por Antonio Nallin.



A minha primeira versão também foi publicada no site Piloto Policial e hoje encontra-se na versão 1.3 com grandes melhorias, sempre disponível para Download, com a versão mais atualizada, na barra direita em meu Blog ou na seção de download do meu Site. Recentemente finalizei uma versão para o Espaço Aéreo VFR de Minas Gerais e já encontra-se disponível para download.




Logo todas as versões do arquivo “Cartas Aeronáuticas” é um arquivo que desenvolvi especificamente para a plataforma do Google Earth, contendo informações do Espaço Aéreo VFR das TMAs de São Paulo e de outros Estados, que produzirei gratuitamente conforme minha disponibilidade. Dentro do arquivo compactado terá outros arquivos úteis orientando a instalação e uso do mesmo, e outros documentos orientando sobre a AIC e frequências em cada setor da TMA/CTR (somente para o Espaço Aéreo de São Paulo).

O objetivo do arquivo é facilitar a visualização de todas as informações constantes nas cartas presentes e transferir a “visão desenhada”, comumente encontrada nas cartas aeronáuticas, para a “visão satélite” conforme estamos habituados em voos VFR no dia-a-dia. Lembrando que em hipótese alguma o arquivo exime a responsabilidade do comandante em consultar o ROTAER, NOTAM, AIP-BRASIL, AICs, as Cartas VAC, ADC e etc, pois estes  últimos são documentos oficiais produzidos pelas Autoridades Aeronáutica Nacional e são necessários para um bom planejamento de voo.

O meu intuito particular é prestar uma pequena contribuição a todos os pilotos de helicópteros que voam no complexo espaço aéreo de São Paulo, assim como em outros Estados, para auxiliar num bom planejamento de voo, conhecimento de referências visuais, limites do espaço aéreo e dessa forma voarmos com mais segurança e o profissionalismo que a Aviação Brasileira merece! 

Gostaria de convidar, a todos interessados, em colaborar com sugestões ou críticas, para juntos usufruirmos desta ferramenta e disseminarmos conhecimento de qualidade.

Bom voo.

Cmte.Resende

2 comentários:

  1. Resende, qual software vc usou? Foi dificil? Estou pensando em fazer para Curitiba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, primeiramente parabéns por sua iniciativa!
      Referente a produção do "Cartas Aeronáuticas" eu não utilizei nenhum software específico além do próprio Google Earth, e como apoio eu estudei a AIP Brasil, ROTAER e a AIC respectiva de cada Estado, onde utilizei as informações constantes nestes documentos para produzir o "Cartas Aeronáuticas", sempre fiel às coordenadas geográficas. Eu agradeço a sua iniciativa, mas gostaria de informar que já estou produzindo do Espaço Aéreo de Paraná e Rio de Janeiro, e assim que concluí-los postarei para download no blog. Bons voos e um abraço!

      Excluir